Coordenadora do USP Mulheres é a nova vice-reitora da USP

Maria Arminda do Nascimento Arruda esteve à frente do Escritório USP Mulheres nos últimos dois anos. Sua sucessora é a professora Adriana Alves, do Instituto de Geociências

A coordenadora do Escritório USP Mulheres nos dois últimos anos, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, assume como a nova vice-reitora da USP nesta quarta-feira, 26 de janeiro. Ela é professora titular de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e integrou a chapa “USP Viva”, ao lado do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Ambos foram eleitos no dia 25 de novembro de 2021, e foram, então, nomeados pelo governador do Estado, João Doria, no dia 08 de dezembro.

Esta será a 29ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. A posse do novo reitor e da nova vice-reitora da USP para o quadriênio 2022/2026 será dia 26 de janeiro, às 18h30, em sessão solene do Conselho Universitário. Atendendo aos protocolos de saúde mediante o novo cenário da pandemia, com o aumento de casos de covid-19 e surto de gripe no Estado, a cerimônia será restrita aos membros do Conselho, dirigentes da USP e autoridades do Governo e terá transmissão pelo link http://e.usp.br/possereitoria

Nova gestão da USP 

Novo reitor da USP Carlos Gilberto Carlotti Junior (Foto: USP Imagens)

Carlos Gilberto Carlotti Junior é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), com premiação de destaque no curso clínico. É neurocirurgião, formado pelo Hospital das Clínicas da FMRP (HCRP), e especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. É mestre e doutor pela FMRP e professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade. Foi diretor clínico do HCRP, diretor da FMRP e presidente da Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto. Ocupou o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação da USP, de 2016 até começo de outubro de 2021, quando se desincompatibilizou da função para concorrer às eleições. 

Nova vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda (Foto: USP Imagens)

Maria Arminda do Nascimento Arruda é graduada em Ciências Sociais, mestre, doutora e livre-docente em Sociologia, todos pela USP. É professora titular de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde foi diretora entre 2016 e 2020. Foi pesquisadora sênior do Instituto de Estudos Sociais e Políticos de São Paulo, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP no período de 2010 a 2015; e representante da Área de Sociologia junto à Capes  e da área de Ciências Humanas no Conselho Técnico-Científico da instituição. Coordenou o Escritório USP Mulheres, de 1º de outubro de 2019 até o presente.


Nova gestão do Escritório USP Mulheres

Com a saída da professora Maria Arminda do Nascimento Arruda para assumir a vice-reitoria da Universidade, o Escritório USP Mulheres terá como nova coordenadora a geóloga e professora do Instituto de Geociências (IGc) da USP Adriana Alves. 

Professora Adriana Alves, do Instituto de Geociências (Foto: arquivo pessoal)

Adriana Alves já havia assumido a coordenação do Escritório na condição de pró-tempore, de outubro a novembro de 2021, durante a licença de Maria Arminda para a campanha eleitoral. Ela compartilhou sua experiência como coordenadora do Escritório no artigo “O que aprendi em sete semanas como coordenadora do Escritório USP Mulheres”. A partir do dia 1º de fevereiro de 2022, ela assume o posto de maneira permanente.

No IGc, Adriana Alves ministra disciplinas de graduação e pós-graduação na área de Mineralogia e Petrologia, e lidera grupo de pesquisa dedicado à quantificação de voláteis associados ao vulcanismo antigo do Brasil e seus potenciais efeitos climáticos.

Além de professora e pesquisadora, Adriana é mãe de Flora e Serena. Ela também preside a Comissão de Ética e Direitos Humanos do Instituto de Geociências (IGc) e se dedica a lutar contra o racismo na ciência. 

Nos anos de 2020 e 2021, participou como palestrante e organizadora das duas primeiras edições do evento USP Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, voltado à discussão das políticas institucionais das universidades e da trajetória das mulheres negras. Elaborou, também, com a equipe do Escritório USP Mulheres um programa de pós-doutorado voltado a pesquisadoras negras.

Adriana Alves é a quarta coordenadora do Escritório USP Mulheres. No ano de 2015, a professora Lilia Blima Schraiber, da Faculdade de Medicina (FM), coordenou as discussões e os trabalhos de formulação do Escritório USP Mulheres. Após a instituição formal, o Escritório foi coordenado de 2016 a 2019 pela socióloga Eva Alterman Blay, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Maria Arminda do Nascimento Arruda ficou responsável pela coordenação de outubro de 2019 a 2022.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)

VOCÊ PODE GOSTAR ...