Aconteceu

HeForShe Summit 2021

O evento HeForShe Summit que aconteceu em 27/05/2021 está disponível na íntegra no canal do youtube do HeForShe. Para assistir basta clicar aqui


Cientistas brasileiras lançam Manifesto

A Rede Brasileira de Mulheres Cientistas lança nesta segunda-feira, 19/04, um manifesto em defesa da vida das mulheres na pandemia. Clique aqui para conferir o seu conteúdo e as cientistas que já aderiram ao movimento.


Série A USP e as Mulheres

Como parte dos eventos do mês de março, a Pró Reitoria de Cultura e Extensão lançou em seu canal do youtube a série A USP e as Mulheres. Saiba mais clicando aqui.


TV USP de Bauru

O programa Conexão USP entrevistou a professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora do Escritório USP Mulheres.

Neste bate-papo, ela dá uma série de dados e exemplos que escancaram o machismo estrutural e detalha as ações do programa em busca da igualdade de gênero dentro da universidade.

A entrevista que foi ao ar em 26/03 pode ser conferida no canal da TV USP de Bauru e você também pode assistir aqui.



08 de Março

Promovida pela PRP e pelo ECAR aconteceu em 08 de março de 2021 a Jornada “Mulheres na Ciência” e os temas debatidos nas mesas foram :

  • “Gênero: um Olhar Feminino” , pelas professoras Maria Arminda do Nascimento Arruda (FFLCH/USP Mulheres), Maria Cristina Correia Leandro Pereira (FFLCH), Adriana Alves (IGc) e Gabrielle Weber (EEL). Mediação: Profa. Ana Paula Magalhães (FFLCH/PRP);
  • Trajetórias de Sucesso de Mulheres na Pesquisa” , pelas Professoras Janina Onuki (IRI), Liedi Legi Bariani Bernucci (EP) e Ester Cerdeira Sabino (FM). Mediação: Profa. Tania Casado (FEA/ECar).

Houve também a Cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência” às pesquisadoras da USP: Ester Cerdeira Sabino (FM), Larissa Dias da Cunha (FMRP), Lorena Guadalupe Barberia (FFLCH), Lúcia Helena Faccioli (FCFRP), Ludhmila Abraão Hajjar (FM), Maria Rita Passos-Bueno (IB), Marisa Dolhnikoff (FM), Regina Pekelmann Markus (IB) e Thais Mauad (FM), por suas contribuições no enfrentamento à COVID-19.

E também aconteceu o simpósio Mulheres, Poder e Sociedade, promovido pela PRCEUcom a intenção de debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições nas vertentes social, política, econômica, científica, tecnológica e cultural.  Os participantes, por meio de diferentes exposições, experiências de vida, relatos e discussões, puderam expor e valorizar as diversas ações em curso pelas lideranças femininas na universidade, na ciência, na cultura, nas artes, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho.                        

É possível assistir ambos os eventos nos vídeos a seguir:

Atualizado em 28/05/21 por Elaine C. Santos.