II Encontro do GT de Filosofia e Gênero da Anpof
4 a 6 de Setembro
O GT Filosofia e Gênero da Anpof foi criado em 2016 no intuito de preencher uma lacuna fundamental: o fomento à produção de um pensamento feminista no campo filosófico brasileiro. Em primeiro lugar, parte-se da necessidade de reconhecer que a história da filosofia não é nem nunca foi feita só por homens, reconhecimento que obriga à tarefa de estudar a produção filosófica de mulheres e/ou sobre mulheres ao longo do tempo. Em decorrência disso, trata-se de dar espaço: à apresentação de pesquisas que abordem a reflexão filosófica produzida por mulheres; aos estudos que abordem autores e autoras que discutam temáticas relacionadas à produção de subjetividades, sexualidade, relações de poder e biopoder; ao debate sobre epistemologias feministas; às investigações da estética e da crítica de arte feministas; aos trabalhos que abordem éticas feministas; e às pesquisas que tratem do olhar misógeno da filosofia canônica sobre as mulheres. Tendo em vista a defasagem dessa perspectiva de investigação no campo filosófico, especialmente no caso brasileiro, trata-se de pensar como a filosofia pode, valendo-se das reflexões que já foram avançadas por outras áreas (no campo da teoria feminista, dos estudos de gênero, dos estudos pós-coloniais, e dos estudos subalternos, por exemplo) produzir o necessário, urgente e obrigatório debate sobre igualdade de gênero e sobre formas de abertura de horizontes de liberdade e de transformação política.
Local: prédio de Fillosofia – FFLCH USP
—
Introdução às Teorias Feministas Contemporâneas
14 de Setembro
Sábados, das 14h30 às 17h30
Local: Centro Cultural B_arco – Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros – São Paulo
Cronograma
- Feminismos. A polêmica dos sexos no Iluminismo. As lutas pelo direito ao voto. Os anos 60 e “o pessoal é político”.
- Ideologias Feministas: liberal, marxista, socialista, radical. Igualdade e Diferença. Outros Feminismos: lesbiano, chicano, negro, latino-americano.
- De mulher a Gênero. Teorias Sociais e pensamento feminista. Dos Estudos da Mulher aos Estudos de gênero. Androcentrismo. Patriarcado. Sistemas sexo/ gênero.
- Disputas do Gênero: os novos feminismos e a agenda contemporânea.
—
Curso: “Psicanálise, parentalidade e gênero”
16 e 17 de Setembro
O curso irá fornecer as bases do estudo da perinatalidade (relativa ao ciclo gravídico-puerperal) e da parentalidade (relativa ao exercício da função parental) a partir do referencial psicanalítico.
COM VERA IACONELLI
Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP, Membro do Fórum do Campo Lacaniano, Membro do Instituto Sedes Sapientiae, Diretora do Instituto Gerar, Autora do livro “Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna” (Annablume, 2015) e artigos sobre psicanálise, Colunista da Folha de São Paulo.
Inscrições: R$260