“Queremos salários iguais”
Você sabia que mulheres no mundo todo, em condições semelhantes de trabalho, ganham em média 20% menos do que os homens? E que elas precisam trabalhar mais dias por ano para conseguir ganhar o mesmo valor pago a um homem em determinado período?
Sabia que essa diferença salarial é muito maior quando se fala de mulheres negras?
Por esse motivo, foi criado pelo Comitê Nacional de Equidade Salarial (NCPE), em 1996, e instituído no calendário internacional o Equal Pay Day – Dia da Igualdade Salarial – um dia para conscientização pública sobre essas diferenças.
A intenção é chamar a atenção para o quanto as mulheres terão que trabalhar para conseguirem ganhar neste ano o mesmo valor que os homens ganharam no ano anterior.
É um dia para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas contra essa disparidade salarial de gênero.
Nas mobilizações pela equidade salarial, as pessoas usam uma peça de roupa vermelha ou uma sacola vermelha com o logo do Equal Pay Day. Bandeiras vermelhas também são hasteadas, sendo que a cor vermelha simboliza como as contas das mulheres estão sempre no vermelho em relação às dos homens, por conta dessa discriminação salarial.
O mundo como um todo poderia aumentar o PIB global em 5,3 trilhões de dólares em 2025, diminuindo a disparidade salarial de gênero em 25%.
Levará 217 anos para alcançar a igualdade salarial.
É tempo demais!
Você pode ajudar a acelerar esse processo, fazendo parte dessa mobilização.
Quer saber como?
Informações, manuais e materiais
para download estão acessíveis no site do HeForShe.
VALE A PENA SABER:
No Brasil, há também um projeto chamado “Trabalho igual, salário igual”, promovido pela Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Brasil, cujas ações sobre este tema se dão no mês de Maio.