Sobre o USP Mulheres

Criado em 2016, o Escritório USP Mulheres tem como objetivo propor e implementar iniciativas e projetos voltados à igualdade de gênero no âmbito da Universidade de São Paulo. Para tal finalidade, o Escritório é responsável pela coordenação do relacionamento entre a administração da Universidade, a comunidade de docentes, discentes, servidores técnicos e administrativos, e o público em geral que frequenta os campi da USP.

Desde o final de 2019, o trabalho do Escritório USP Mulheres é estruturado em três áreas de atuação: Programas, Pesquisas e Comunicação. A área de Programas dedica-se a elaborar, articular, implementar e acompanhar ações concentradas em dois eixos de atuação: o enfrentamento à violência de gênero e a promoção da igualdade de gênero na USP. A área de Pesquisas dedica-se a produzir conhecimento sobre os temas trabalhados pelo Escritório de duas maneiras: organizando as informações pré-existentes no âmbito na Universidade e realizando novas pesquisas. A área de Comunicação, finalmente, concentra-se nas atividades de construção de materiais de cunho educativo, gestão dos canais de comunicação e organização de eventos.

Além de tais atividades, o Escritório USP Mulheres conduz a parceria com a ONU Mulheres referente ao programa ElesPorElas (HeForShe, em inglês). A USP foi a única universidade latino-americana convidada a fazer parte do projeto-piloto Impacto 10x10x10, que visa atingir dez países, dez empresas e dez universidades ao redor do mundo, para desenvolver iniciativas e advogar pela igualdade de gênero. Dessa forma, mantém contato frequente com as demais nove universidades internacionais para compartilhar desafios, experiências e planejar as próximas ações.


 

Coordenação
Maria Arminda do Nascimento Arruda
É professora titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Dedica-se à pesquisa dos temas: sociologia da cultura, história social dos intelectuais, da literatura e das artes; sociologia da comunicação de massas; e teoria sociológica. Coordena o Escritório USP Mulheres desde outubro de 2019.

 

Equipe

Elaine Castilho dos Santos

Prislaine Krodi dos Santos

Rodrigo Correia do Amaral

 

Estagiárias

Gabriela Maria Marques

Hellen de Andrade Gama

Lalesca Pinheiro Pires

Maria Clara Santos Fialho

Maria Natalia Dias Calixto