Você sabia que em muitos países, no terceiro domingo do mês de junho, é comemorado o Dia dos Pais?
Mais do que apenas homenagear os pais nesse dia, o HeForShe se mobiliza nas redes sociais para conscientização da importância da ativa participação deles na vida familiar, dos benefícios do incentivo à licença paternidade remunerada e para provocar a reflexão sobre como a sociedade se beneficia quando os homens se envolvem na educação e nos cuidados das crianças, sendo esta mais uma ferramenta de promoção da igualdade de gênero.
Mesmo que no Brasil esta data seja apenas comemorada no segundo domingo de agosto, o USP Mulheres não poderia deixar de demonstrar o seu apoio à campanha hoje.
Saiba mais:
O que é a licença-paternidade?
Garantida pela Constituição Federal e também prevista na Consolidação das Leis do Trabalho, a licença paternidade é um período remunerado em que o homem tem justificativa de não ir trabalhar para auxiliar nos primeiros cuidados ao seu filho recém-nascido. Essa licença é válida também para os casos de adoção ou guarda judicial. Com a recente reforma trabalhista, ela foi colocada no rol dos direitos que não podem ser negociados (art. 611-B da CLT), tornando ilícitos convenções e acordos coletivos que tentem suprimí-los.
Em regra, o pai pode usufruir de apenas 5 dias, mas se a empresa fizer parte do Programa Empresa Cidadã, o prazo poderá ser prorrogado por mais 15 dias, chegando a 20 dias de licença. Por este mesmo programa, a licença maternidade também pode ser estendida por mais 60 dias.
Países que celebram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho
15 países com o maior tempo de licença paternidade