Heads: mulheres na publicidade

Pesquisa “Todxs por elas?”, da empresa Heads, membra difusora do ElesPorElas, aborda a representatividade de gênero nas propagandas publicitárias.
Confira os resultados clicando aqui para versão pocket e aqui para versão completa.

“[…] a Heads monitorou […] inserções de 30 segundos exibidas em intervalos comerciais […]. A equipe da Heads apurou que 36% dos comerciais exibidos apresentavam algum estereótipo de gênero – afetando principalmente mulheres, mas também homens –, contra 28% da medição anterior. […] Entre os homens que protagonizam comerciais de TV, 93% são brancos. No caso das mulheres, a esmagadora maioria das protagonistas de propaganda é branca, enquanto uma pequena parcela dos personagens se encaixa na categoria “diversa” (com pessoas de diferentes origens raciais interagindo) e apenas 1% mostram só mulheres negras em primeiro plano. Quando os protagonistas são crianças ou casais, a presença de negros e pardos cresce, mas sem superar a marca de 24%.”

 

Todxs por elas é um projeto interno da empresa com o objetivo de aprofundar o debate de gênero. Esta página fala um pouco das posições da diretora de planejamento e apresenta também dados sintéticos da pesquisa que fizeram.”