Salamanca contra la violencia de género

Com pouco mais de 140 mil habitantes, Salamanca é uma bela cidade, localizada a 212 quilômetros de Madri, noroeste da Espanha. Sua praça principal, la Plaza Mayor, foi ontem o ponto de partida da 3ª Carrera contra la Violencia de Género.

 

As pessoas puderam competir nas diversas modalidades ou apenas juntar-se ao movimento numa marcha participativa em solidariedade ao movimento. Crianças também não ficaram de fora: puderam se inscrever na Olimpíada Infantil.

Foram 993 inscrições (homens, mulheres e crianças).  Entre os finishers, na distribuição por sexo, a maior parte era do sexo masculino (421),  o que é uma boa notícia, visto que homens no mundo todo têm cada vez mais se conscientizado de sua importante participação na redução da violência de gênero.

Saiba mais:

* https://www.tribunasalamanca.com/noticias/salamanca-corre-en-contra-de-la-violencia-de-genero/1537096134

* Para acolhimento de vítimas de violência de gênero, a prefeitura de Salamanca mantém o CIAM – Centro de Informação e Assessoramento à Mulher, onde mulheres em situação de vulnerabilidade podem ter acesso a diversas informações, tanto como conseguir ajuda psicológica como jurídica.

Acesse aqui o encarte “No estais sola. Pide Ayuda – Cómo actuar ante la violencia de género”

* Com a proposta “Por una sociedad libre de violencia de género” , o governo da Espanha também mantém um site onde disponibiliza diversas informações sobre programas de combate à violência de gênero, desde como detectar os tipos de violência e o que fazer em cada caso. Mantém também um número de telefone (016), denominado como Linha de “Atención a victimas de malos tratos”.

Clique aqui para acessar o site e obter mais informações.