16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por movimentos da sociedade civil e governos que desenvolvem ações culturais, esportivas e educacionais, marcando a importância das ações preventivas para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A primeira edição da Campanha ocorreu em 1991, nos Estados Unidos, e atualmente envolve mais de 160 países. No Brasil foi instituída a partir de 2003 e ocorre entre 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra – e 10 de Dezembro -Dia Internacional dos Direitos Humanos, datas emblemáticas para a conscientização social sobre o problema da violência contra as mulheres.

Para 2018, o Escritório USP Mulheres propõe uma mobilização no âmbito universitário com três semanas temáticas: sexualização dos corpos e violências, esporte como promotor da igualdade de gênero e cidades seguras para mulheres.

Construções das sexualidades e impactos interseccionais
22 de novembro | 17h30
IME-USP, Sala 144, Bloco B

Elânia Francisca – Roda Terapêutica das Pretas
Tales Mistura – Coletivo Saúde e Sexualidade
Gustavo Venturi – FFLCH-USP
Prislaine Krodi – USP Mulheres

Mulheres nos esportes: quais os reais impedimentos?
27 de novembro | 17h30
Salão Multiuso do CEPEUSP

Prof. Kátia Rubio – EEFE-USP
Prof. Vinicius Heine – CEPEUSP