Seminário Internacional – Fostering success for women in Engineering: Striving for Gender Equity

Segundo seminário da rede de pesquisadoras em Engenharia no Brasil e na Austrália aborda a equidade de gênero

O Segundo Seminário da Australia-Brazil Women’s Research Engineers Network (WREN) – Fostering success for women in Engineering: Striving for Gender Equity se propõe a discutir, difundir e promover iniciativas e programas de acesso, permanência e progressão das mulheres na universidade nas áreas de engenharia, considerando as barreiras enfrentadas na academia e na sociedade; além de destacar o trabalho de mulheres engenheiras nas respostas à pandemia.

Participarão como palestrantes do evento, os diretores das Escolas de Engenharia e dirigentes de órgãos voltados às políticas de equidade, diversidade e inclusão da Universidade de Wollongong e da Universidade de São Paulo. Ambas as universidades participam da University Global Partnership Network (UGPN), rede acadêmica que se propõe a criar uma base para a colaboração internacional, permitindo que membros de algumas das melhores universidades do mundo trabalhem juntos em questões de importância global.

O Escritório USP Mulheres, como parceiro e promotor, convida alunas e alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadoras, pesquisadores e docentes de Engenharia para o segundo seminário a ser realizado virtualmente no dia 28 de junho de 2021, às 19h.

Os seminários da WREN serão online, gratuitos e abertos para todas, todos e todes! Haverá tradução simultânea.

Para maiores detalhes do projeto WREN, clique aqui

FOSTERING SUCCESS FOR WOMEN IN ENGINEERING: STRIVING FOR GENDER EQUITY

Australia-Brazil Women’s Research Engineers Network (WREN)

PROGRAMAÇÃO:

Horário no Brasil: 28 de junho de 2021, às 19h. (GMT- 3)

19h – Abertura e apresentação da rede

19h10 – Políticas e iniciativas para igualdade de gênero na Universidade de Wollongong, Austrália:

• Membro do Comitê Athena SWAN (nome a ser confirmado)
  • Dr. Mark Freeman (Conferencista Sênior e Diretor Associado para Equidade, Diversidade e Inclusão na Faculty of Engineering and Information Science – UOW)

19h30 – Institucionalização de políticas de gênero na Universidade de São Paulo (USP) e as trajetórias das Escolas de Engenharia da USP, Brasil:

• Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda (Professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Escritório USP Mulheres)
  • Prof. Dr. Silvio Silvério da Silva (Professor titular e Diretor da Escola de Engenharia de Lorena – USP)