Aula 5 – O esporte como campo de afirmação feminino

12/04/2019 – sala 24 do Prédio de Ciências Sociais da FFLCH

O esporte como campo de afirmação feminino

Profa. Dra. Kátia Rúbio (EEFE)

Professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. É bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, é psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez mestrado em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e doutorado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona. É coordenadora do Grupo de Estudos Olímpicos (GEO EEFE-USP) e ex-coordenadora do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano (CESC EEFE-USP). Foi presidente fundadora da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte. É pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira. Tem 27 livros publicados na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos.

Acesse a apresentação no link abaixo:

Mulheres e o esporte olímpico

Imagens das mulheres no futebol brasileiro durante sua proibição

Mestra Giovana Capucim (FFLCH)

Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo e autora do livro “Mulheres Impedidas: a proibição do futebol feminino na imprensa de São Paulo”. É pesquisadora do Ludens-USP e leciona na Educação Básica.

Bibliografia Complementar

FERREIRA JÚNIOR, NS; RUBIO, K. Término, transição e vida pós-atleta entre corredoras olímpicas brasileiras. Olimpianos. Journal of Olympic Studies. 2017; 1(2): 187-209.

FILHO, Marcio A. T. ; RUBIO, Katia. As identidades da atleta brasileira: os “pontos de apego temporários” da mulher na vida esportiva. Movimento, Porto Alegre, v.18, n.02, p. 255-275, abr/jun de 2012.

GOELLNER, S. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidadesRevista Brasileira De Educação Física E Esporte19(2), 143-151, 2005. O texto está disponível online pelo link: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16590

MATHIAS, Milena Bushatsky; RUBIO, Katia. As práticas corporais femininas em clubes paulistas do início do século XX. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.24, n.2, p.277-86, abr./jun. 2010.

MELO GF, RUBIO K. Mulheres atletas olímpicas brasileiras: início e final de carreira por modalidade esportiva. R. bras. Ci. e Mov 2017;25(4):104-116.

RUBIO, Katia. O legado educativo dos megaeventos esportivos. Motrivivência Ano XXI, No 32/33, P. 71-88 Jun-Dez./2009

RUBIO, Katia. The participation of women in Brazilian Olympic Sports. In: HARGREAVES, J; ANDERSON, E.  Routledge Handbook of sport, gender and sexuality. New York: Routledge, 2014, pp. 129-138.

RUBIO, K.; ALTMANN H.; MOURÃO, L.; GOELLNER, S. Women and Sport in Brazil. In: D’AMICO, Rosa López de.; BENN, Tansin; PFISTER, Gertrud. Women and Sport in Latin America. New York: Routledge, 2016.