COMUNICADO

A disciplina FLS5556 – Gênero e Universidade: do que estamos falando? está suspensa até a retomada das atividades normais do semestre.

Por enquanto não temos previsão do novo calendário. Seguimos as orientações da Universidade.

Maiores informações, entrar em contato pelo email:  programas.uspmulheres@usp.br

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA / 1º. SEMESTRE DE 2020

Professores responsáveis: Professora Emérita Eva Alterman Blay, Professora Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, Dr. Rodrigo Correia do Amaral

Coordenação: Ma. Prislaine Krodi dos Santos

Objetivos: Promover discussão teoricamente embasada, considerando os principais conceitos dos estudos de gênero e feminismos, com o intuito de fomentar a análise, a formulação de políticas para a igualdade de gênero e o enfrentamento da violência contra as mulheres especialmente no âmbito universitário.

Justificativa: A análise sobre a temática de gênero ocupa posição de destaque na atualidade motivada pela atuação de inúmeras organizações da sociedade civil e pelos estudos de gênero que há longo tempo ocupam espaço na academia. Contudo, diante da perpetuação dos casos de violência contra as mulheres e da desigualdade de gênero ainda recorrentes dentro e fora das universidades, observamos a necessidade de pautar o tema em sala de aula.

Conteúdo (ementa): O curso será composto por dez encontros, nos quais serão abordados os conceitos de sexo e gênero; os estudos feministas; o feminismo interseccional e o feminismo negro; as relações entre sexo, gênero e saúde; as metodologias de pesquisa para os estudos de gênero; a organização urbana e as mulheres nas cidades; as interfaces entre gênero e justiça e a participação das mulheres nos esportes.

Metodologia: Aulas com professoras convidadas, leituras de textos, apresentação de filmes e documentários, discussão em pequenos grupos, análise de pesquisas científicas, produções artísticas e acadêmicas à luz da temática de gênero. Ao final do curso, os alunos apresentarão suas pesquisas e estudos analisados criticamente a partir do recorte de gênero.

Período: 13/03/2020 a 29/05/2020

Avaliação: Texto escrito (mínimo de 5 páginas e máximo de 10 páginas) ou produção audiovisual com análise crítica a partir do recorte de gênero. O objeto de análise pode ser de natureza artística – filmes, documentários, livros, música, peça de teatro, peças publicitárias; ou científica formal de qualquer área do conhecimento: humanas, exatas ou biológicas, como projetos de pesquisa, artigos e publicações em revistas científicas. A/O aluna/o deve ser capaz de identificar como gênero é tratado (como aparece, como é representado ou invisibilizado, qual mensagem transmite); quais implicações, impressões  e impactos gera no leitor/expectador e como a universidade poderia contribuir para a ampliação desse conhecimento.

Data de entrega: 05 de junho de 2020.

13/03/2020 – sala 105

Abertura: Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda (FFLCH e USP Mulheres)

Profa. Emérita Eva Alterman Blay (FFLCH e ex- coordenadora do USP Mulheres)

20/03/2020 – sala 105

Mulheres no IPEN

Mestranda Ana Gabryele Moreira dos Santos (IPEN)

Enfrentamento à violência e Promoção da Igualdade de gênero na USP

Ma. Prislaine Krodi dos Santos (USP Mulheres)

As aulas estão suspensas.

Maiores informações, entrar em contato pelo email:  programas.uspmulheres@usp.br