Bibliografia da Disciplina Gênero e Universidade

BANDEIRA, L. A contribuição da crítica feminista à ciência. Revista Estudos Feministas. vol. 16, n.º 1, p. 207-228, jan.-abr. 2008.

BLAY, E. A.; AVELAR, L. 50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile: a construção das mulheres como atores políticos e democráticos. São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

GONÇALVES, A. L. História & gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n.º 5, p. 07-41, 1995.

HARDING, S. A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista, Estudos Feministas. vol.7, nº 1., p. 7-31, 1993.

KERGOAT, D. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In:HIRATA, Helena et al (orgs). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009. p. 67-75.

LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados. São Paulo, vol. 17, nº. 49, p. 271-284, 2003.

LOMBARDI, M. R. Engenheira e gerente: desafios enfrentados por mulheres em posições de comando na área tecnológica in A. de O. Costa et alii (orgs.). Mercado de trabalho e gênero: comparações internacionais. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

LÖWY, I. Ciências e Gênero in Helena Hirata [et. al.] (orgs.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 41.

PEDRO, J. M. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. São Paulo: História, vol. 24, n.1., p. 77-98, 2005.

RIBEIRO, D. Quem tem medo do feminismo negro?. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SCHIENBINGER, L. O Feminismo Mudou a Ciência?. Bauru/SP: EDUSC, 2001.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Porto Alegre: Educação & Realidade. vol. 16, nº 2, p. 5-22, jul.-dez. 1990.

VIGOYA, M.V. As cores da masculinidade: experiências interseccionais e práticas de poder na Nossa América. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2018.

Obs: Além da bibliografia divulgada, as/os professoras/es convidadas/os podem indicar bibliografia complementar ou filmes, documentários, exposições artísticas etc. que contribuam para os debates em sala de aula.