Texto: Giuliana Fuganti
A premiação do Oscar 2019 acontece neste final de semana, mas já é assunto desde o lançamento dos indicados às diferentes categorias. Novamente, nenhuma mulher foi indicada para melhor direção, evidenciando a falta de representatividade das mulheres, assim como de outros grupos minoritários, nesse tipo de premiação. O assunto virou destaque, inclusive de um Tweet da ONU Mulheres que fez uma publicação com o #10yearschallenge, mostrando que em 2009 e novamente esse ano nenhuma mulher foi indicada nessa importante categoria.
Pensando nisso, reunimos aqui 4 diretoras relevantes para a história do cinema e que nunca ganharam um Oscar – ou nem mesmo foram indicadas – mas que devem estar na sua lista de filmes!
Alice Guy Blaché
A francesa que coleciona 20 anos de carreira produziu mais de mil filmes e discutiu, em muitos deles, a igualdade de gênero e a representatividade no meio cinematográfico. Além de ser diretora, ela fundou um estúdio de cinema chamado Solax Company. Sua importância na história do cinema é tão grande que virou referência para vários outros diretores, como Alfred Hitchcock. Um dos seus filmes mais conhecido é o curta metragem As consequências do feminismo (Les Résultats du féminisme) (1906).
Há um documentário sobre essa pioneira da história do cinema chamado E a mulher criou Hollywood (2016), dirigido por Clara e Julia Kuperberg.
Mira Nair
A indiana começou sua carreira como atriz mirim, mas logo virou cineasta. Conhecida por filmes documentais como So far from India (1983) e Cabaret India (1985), também é crítica literária e vencedora de diversos prêmios.O longa Salaam Bombay! (1988) inaugura a direção de Mira em obras ficcionais e foi vencedor de 25 prêmios internacionais. Porém, o filme não levou o Oscar para casa, apesar da indicação na categoria Melhor filme estrangeiro da edição de 1989. O vencedor nesse ano foi Pelle, o conquistador (1987) de Billie August.
Anna Muylaert
Mais conhecida por Que horas ela volta? (2015), produção que chegou perto de concorrer ao Oscar de Melhor filme estrangeiro na edição de 2016 e se encontra na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, Anna é uma diretora brasileira de sucesso que vem construindo uma carreira sólida no cinema nacional. Recentemente, dirigiu Mãe só há uma (2016) também bastante aclamado pela crítica.
Claudia Llosa
A diretora peruana dirigiu o filme A teta assustada (2009), que conta uma lenda folclórica peruana que assola mulheres estupradas durante a guerra do terrorismo, conflito armado no Peru que durou de 1980 até os anos 2000. O longa venceu o Urso de Ouro em 2009 e foi indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro na edição de 2010. Apesar da indicação, o filme não levou a estatueta. Em 2010, o prêmio ficou com O segredo dos olhos (2009) de Juan José Campanella.
Gostou? Então não deixe de conferir os trabalhos dessas diretoras importantes.
Reconhecer e valorizar o trabalho de mulheres como essas aumenta a visibilidade e a representatividade femininas no meio cinematográfico, acadêmico, artístico, entre outros. Fique de olho no nosso site para não perder mais listas e dicas como essa!
A premiação do Oscar vai ao ar entre os dias 24 e 25 de fevereiro, sendo transmitido de Los Angeles por diversos canais de televisão e por lives no Youtube.
Fontes:
https://www.olhardecinema.com.br/br/a-historia-de-alice-guy-blache/
Crédito da imagem de capa: Vintage foto criado por freepik – br.freepik.com