A Australia-Brazil Women’s Research Engineers Network (WREN) e o Escritório USP Mulheres, como parceiro e promotor da rede WREN, convidam alunas e alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadoras, pesquisadores e docentes de Engenharia para o terceiro seminário:
“Research & Learning Networking – Sparking Collaboration for a Sustainable World”
Segunda-feira, 30 de agosto de 2021, das 19h às 21h20 (GMT -3)
Você já parou para pensar como sua pesquisa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Você tem interesse em estabelecer colaborações na sua área de pesquisa e ensino? Participe, compartilhe suas ideias e encontre colaboradores.
Em continuidade aos seminários da Women’s Research Engineers Network (WREN), no mês de agosto, o evento tem como proposta estabelecer networking e discutir oportunidades de colaboração, buscando relacionar seus trabalhos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS, em português; SDG, na sigla em inglês) da agenda ONU 2030.
A primeira parte será composta por palestrantes que abordarão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e experiências de aplicação para recursos de pesquisa e colaboração de ensino.
A segunda parte tem como foco o estabelecimento de networking. Serão cinco salas simultâneas, nas quais cada pequeno grupo discutirá possibilidades de colaboração relacionadas a um dos ODS selecionados. Cada sala contará com o apoio de uma moderadora.
Ao final, os tópicos discutidos em cada sala serão brevemente apresentados.
Os seminários da WREN serão online, gratuitos e abertos para todas e todos!
Esse evento será realizado em inglês.
Sobre a WREN
Com o objetivo de ampliar as oportunidades de colaboração internacional de ensino e o acesso a financiamentos de pesquisa, além de compartilhar experiências e tecnologias entre Brasil e Austrália, a Women’s Research Engineers Network (WREN), rede de pesquisadoras em Engenharia no Brasil e na Austrália, está sendo construída.
A estruturação da WREN visa a mitigar as desigualdades de gênero existentes na área de Engenharia e a assegurar a representação das mulheres nas respostas à pandemia, em consonância com as recomendações da ONU sobre as mulheres e meninas no centro dos esforços de recuperação da Covid-19.
Com o suporte da Commonwealth por meio do Council on Australia Latin America Relations (COALAR), Departamento de Relações Exteriores e Comércio, o projeto busca fortalecer as relações entre Austrália e América Latina por meio de tecnologias digitais, contribuindo para a recuperação econômica pós-Covid. A Austrália e o Brasil consideraram o investimento em infraestrutura como um aspecto central na reconstrução de suas economias.
Entre maio e setembro de 2021, serão realizados cinco seminários mensais com o intuito de fomentar o intercâmbio entre as pesquisadoras de Engenharia em relação às suas experiências profissionais, aspectos culturais e discussões sobre as barreiras e estratégias para promoção da igualdade de gênero na academia, considerando outros marcadores interseccionais. Uma plataforma online será lançada para conectar as mulheres pesquisadoras na engenharia e dar visibilidade às possibilidades de colaborações, parcerias e intercâmbios profissionais. Ao final do projeto, um relatório com boas práticas para a promoção da igualdade de gênero será elaborado e apresentado aos órgãos internos das universidades envolvidas buscando apoio para sua implementação.
A iniciativa é liderada pela Universidade de Wollongong (UOW, Austrália) e conta com o apoio e colaboração da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), por intermédio do Escritório USP Mulheres e da Escola de Engenharia de São Carlos. Ambas as instituições participam da University Global Partnership Network (UGPN), rede acadêmica que se propõe a criar uma base para a colaboração internacional, permitindo que membros de algumas das melhores universidades do mundo trabalhem juntos em questões de importância global.
Confira a programação:
Research & Teaching Networking: Sparking Collaboration for a Sustainable World
Parte 1 (60min) – Palestras
• Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Prof. Jennifer Martin (Deputy Vice-Chancellor Research and Innovation, University of Wollongong – UOW)
• Como aplicar para um grant abordando os ODS – Lia Sherwood (Research Development and Impact Manager, UOW)
• Formas de colaboração focadas no ensino (perspectiva australiana) – Prof. Belinda Gibbons (Deputy Associate Dean Education, UOW).
• Formas de colaboração focadas no ensino (perspectiva brasileira) – Profa. Dra. Vera Lúcia Arantes (Professora da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – USP)
Parte 2 (50 min) – Networking
A parte 2 será dividida em duas sessões de 25 min cada.
Em cinco salas temáticas, participantes poderão compartilhar seus interesses em pesquisa e ensino relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutir possíveis colaborações. Após a primeira sessão, é possível mudar de sala ou permanecer na mesma para aprofundar a discussão.
Os temas das salas serão:
• ODS 5 – Igualdade de gênero – Moderação: Profa. Dra. Talita Martins Lacerda (USP)
• ODS 6 – Água potável e saneamento – Moderação: (nome a confirmar)
• ODS 7 – Energia limpa e acessível – Moderação: Profa. Dra. Maria Cristina (UNICAMP)
• ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura – Moderação: Dr Leela Kempton (UOW)
• ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Moderação: Prof. Pascal Perez (UOW)
Parte 3 (20 min) – Fechamento
• Panorama dos moderadores sobre as discussões em cada sala
• Encerramento
__________________________________________________________________
Research & Teaching Networking: Sparking Collaboration for a Sustainable World
Block 1 (1 hour) – Guest Speakers
• The United Nations Sustainable Development Goals (SDGs)* – Prof. Jennifer Martin (Deputy Vice-Chancellor Research and Innovation, University of Wollongong – UOW)
• How to write a successful grant application to address SDGs – Lia Sherwood (Research Development and Impact Manager, UOW)
• Ways to collaborate – teaching focused (Australia perspective) – Prof. Belinda Gibbons (Deputy Associate Dean Education, UOW).
• Ways to collaborate – teaching focused (Brazil perspective)- Prof. Vera Lúcia Arantes (Professor at Escola de Engenharia de São Carlos, University of São Paulo – USP)
Block 2 (50 mins) – Networking
Block 2 will have two networking sessions, each held for 25 min.
There will be five breakout rooms with each focusing on an SDG. Participants will have the opportunity to discuss their research and teaching interests related to the SDG and meet potential collaborators. After the first session, you may either swap rooms, or stay in the same room to develop the conversation deeper.
The available breakout rooms are:
• SDG 5 – Gender equality – Moderator: Prof. Talita Martins Lacerda (USP)
• SDG 6 – Clean water and sanitisation – Moderator: TBC
• SDG 7 – Affordable and clean energy – Moderator: Prof. Maria Cristina (UNICAMP)
• SDG 9 – Industry, innovation, and infrastructure – Moderator: Dr Leela Kempton (UOW)
• SDG 11 – Sustainable cities and communities – Moderator: Prof. Pascal Perez (UOW)
Block 3 (20 mins) – Wrap Up
• Overview from moderators (interesting things discussed in each room)
• Closing remarks
Texto: Prislaine Krodi dos Santos
Revisão e divulgação: Elaine Castilho dos Santos e Luana Siqueira
Redes sociais: Luana Siqueira e Graziella Basti