Agenda de eventos – Agosto de 2019

Os (des)caminhos do feminino em ‘The Voyage Out’ de Virginia Woolf.

15/08 às 14hrs

Oficina de teoria do romance com a Dra. Elisabete Vieira Camara (IFSP)

Local: Sala 162, prédio de Letras – FFLCH/USP

Mais informações

Oficina Mulheres Livres: uma raíz do pensamento libertário sobre gênero. Desafios da produção acadêmica sobre gênero, ontem e hoje.

19/08 às 14hrs

Com Martha A. Ackelsberg, Margareth Rago, Ivan Martin e Stella Franco. Mediação: Júlia Rabahie.

Esse evento faz parte de uma turnê que será realizada entre os dias 19 e 23 de agosto de lançamento do livro “Mulheres Livres”, de Martha Ackelsberg.

O livro de Martha A. Ackelsberg resgata a história da organização de mulheres anarquistas, “Mujeres Libres”, que, às vésperas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), criaram uma organização composta por mulheres e para mulheres, que chegou a contar com mais de 30.000 associadas. O livro apresenta a formação, os desdobramentos e as dificuldades enfrentadas pela Federação Mulheres Livres, ao longo de sua existência e sua luta contra o fascismo que se aproximava com o avanço das tropas de Franco das áreas e cidades coletivizadas.

O livro de Martha apresenta uma das experiências de emancipação feminina mais radicais e significativas do século XX, que ainda reverbera nos mais longínquos cantos do planeta, de Nova York a São Paulo, de Barcelona a Rojava.

Local: Anfiteatro Nicolau Sevcenko, Faculdade de História, FFLCH – USP

Violência de gênero na Universidade

19/08 às 18hrs

Debate com Heloisa Buarque, Ivete Boulos e Marina Ganzarolli.

A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. A cultura do estupro e a violência de gênero são aspectos estruturais da nossa sociedade, e a luta feminista é uma ferramenta essencial que desafia e busca combater o machismo em todos os espaços que ocupamos.

O evento é organizado pelo Coletivo Feminista Lélia Gonzalez.

Local: Sala 109 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH-USP

3º Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA

27/08 às 10hrs

Evento reúne pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de gênero e sexualidade na interface com as comunicações e artes.

A Escola de Comunicações e Artes, por meio do projeto Diversidade na ECA e com o apoio da Comissão de Direitos Humanos (CDH/ECA-USP) promove nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2019 a terceira edição do encontro Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA para reunir pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de gênero e sexualidade na interface com as comunicações e artes.

Local: ECA-USP

Mais informações

*Quer divulgar seu evento conosco? Entre em contato pela nossa página no Facebook