ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO: o desafio da USP

Para celebrar o 11º aniversário da Lei Maria da Penha, o USP MULHERES realizará o seminário “ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO: o desafio da USP”.

O ambiente universitário tem apresentado vulnerabilidade nas relações sociais de gênero.

Nas moradias estudantis, salas de aulas, espaços de convivência, ou nas relações de trabalho, não raro, tomamos conhecimento da ocorrência da violação dos direitos humanos.

A partir da apresentação de casos concretos de desqualificação intelectual, violência sexual e intimidação das alunas, docentes, pesquisadoras e funcionárias, pretendemos debater sobre como enfrentar a violência de gênero no meio universitário visando o fortalecimento das mulheres, com a perspectiva de romperem com o ciclo de violência.

Enfrentar esta realidade é um desafio para todas/os nós. Não temos respostas prontas, mas reconhecer sua existência é um passo importante para que juntas/os consigamos criar algumas estratégias para a construção de uma cultura de não-violência na Universidade de São Paulo.

09h00 – Abertura

Profª. Eva Alterman Blay (Coordenadora do USP MULHERES)

09h10 – Apresentação do vídeo “Chá ou sexo? Consentimento é tudo”

09h15 – 1ª parte: apresentação de casos concretos

Estudantes do IGc e IRI

Profª Drª. Sonia Seger Pereira Mercedes (IEE-USP)

Profª. Drª. Heloisa Buarque de Almeida (FFLCH-USP)

10h00 – 2ª parte: Como enfrentar a violência de gênero no contexto universitário?

Na perspectiva psicanalítica do fortalecimento dos Direitos Humanos – Prof. Dr. Paulo César Endo (IP-USP)

Na perspectiva do Judiciário – Drª. Kenarik Boujikian (Desembargadora do TJ-SP)

Na perspectiva do Ministério Público – Drª. Maria Gabriela Prado Manssur (Promotora Pública do MP-SP)

Na perspectiva da Universidade – Prof. Dr. Marcos Egydio da Silva (Diretor do IGc-USP)

10h40 – Debate

12h00 – Encerramento

Data: 10 de agosto de 2017

Local: auditório FFLCH (sala 14 – Prédio das Ciências Sociais – Campus Butantã)

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315  –  Cidade Universitária

Público: estudantes, docentes e funcionárias/os

Inscrições gratuitas clique aqui

Assista ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=iLx2VF9ZI1U.