Nos dias 17, 18 e 19 de junho, acontece o I Congresso de Estudos de Interseccionalidade nas Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), resultado da parceria estabelecida entre o Grupo de Estudos de Gênero e Política (GEPÔ/DCP-USP), o Núcleo de Sociologia, Gênero e Sexualidade (NÓS/USP), o Núcleo de Estudos de Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/ USP), com o apoio do Escritório USP Mulheres, para pensar através de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas a questão da interseccionalidade.
A idealização deste Congresso se dá em um momento de desinformação, de anti-intelectualismo e de forte resistência a debates públicos sobre produção de diferenças e desigualdades sociais e promoção da igualdade de gênero. Essa iniciativa se apresenta como forma de reação a mecanismos de silenciamento e como estímulo à troca de ideias entre pesquisadoras(es) de diferentes áreas das humanidades. Nesse sentido, o evento resguarda tanto uma importância acadêmica, devido a qualidade e profundidade de suas discussões, mas também política, pelos temas que evoca.
O evento tem início na manhã do dia 17 de junho no Prédio de Ciências Sociais e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). A participação de ouvintes é gratuita e não é necessária a inscrição prévia.
Baixe a programação completa do congresso clicando aqui.
Acompanhe mais informações na página do evento