Pesquisa Interações na USP foi um espaço de voz para os estudantes da Universidade

O Escritório USP Mulheres, em parceria com a TV USP, produziu um vídeo de apresentação da Pesquisa Interações na USP, contando um pouco de sua construção e os principais resultados.

O estudo foi realizado entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018 com o intuito de conhecer qual a percepção dos alunos sobre a universidade que frequentam e coletar informações a respeito de experiências de convivência entre estudantes, docentes e funcionários, incluindo questões sobre violências e discriminações vividas no ambiente universitário. A pesquisa foi coordenada pelo Prof. Dr. Gustavo Venturi, do departamento de sociologia da FFLCH/USP e contou com a assessoria de Eduardo Capocchi, engenheiro e cientista de dados responsável pela adaptação do questionário ao formato eletrônico e o tratamento da amostra.

Os primeiros resultados foram apresentados em junho de 2018, sintetizando os principais dados coletados a partir de mais de 13 mil respostas que compuseram a amostra da pesquisa. Esse volume de respostas também sinaliza para a importância da discussão sobre as relações que se estabelecem na comunidade universitária e contribui para dar voz aos alunos e às alunas da instituição, que na maior parte do tempo carecem de meios onde possam registrar os problemas de convivência e permanência que enfrentam diariamente.

O vídeo foi apresentado na semana passada durante a reunião HeforShe University Impact Lab Session, encontro que aconteceu na Universidade SciencesPo, em Paris, entre os dias 01, 02 e 03 de abril e reuniu o grupo de trabalho das Universidades envolvidas no projeto Impacto 10x10x10 da ONU Mulheres. O Impacto é uma iniciativa do Movimento #HeforShe, cujo objetivo é envolver 10 governos, 10 empresas e 10 universidades em um esforço coletivo para ampliar e tornar efetivas as estratégias de combate à violência baseada em gênero e a discriminação sexual que exclui mulheres dos altos cargos de decisão e dificulta sua ascensão profissional.

Cada uma das universidades apresentou o resultado das ações desenvolvidas no último ano e, em conjunto, debateram o encontro também foi um momento para articular projetos e metas para o ano seguinte. O USP Mulheres esteve presente no evento, representado pela coordenadora do escritório e Prof. Emérita da FFLCH, Eva Alterman Blay, e a psicóloga Prislaine Krodi dos Santos.

Representantes das universidades participantes do Impacto 10x10x10. Foto ONU Mulheres