O evento “Pesquisa Interações na USP: primeiros resultados” sofreu alteração na data e no local.

Lançamento da Pesquisa Interações na USP: Primeiros resultados

25 de junho, 14h às 17h

Sala do Conselho Universitário – Rua da Reitoria, 374

O Escritório USP Mulheres convida para o lançamento dos primeiros resultados da Pesquisa Interações na USP, iniciativa inédita no contexto da participação da USP no programa Impacto 10x10x10, do movimento #HeForShe da ONU Mulheres.

Entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, um questionário online com 120 perguntas foi encaminhado por e-mail aos cerca de 78 mil alunos e alunas de graduação e pós-graduação de todos os cursos da USP, distribuídos nos campi da capital e do interior. O convite para participação voluntária obteve mais de 18 mil acessos, dos quais 13.500 ofereceram respostas (8.500 completas) e passaram a compor a amostra da pesquisa.

Com os resultados espera-se que a comunidade universitária – estudantes, professores(as) e funcionários(as) – possa elaborar coletivamente o reforço às formas de convivência saudáveis e positivas, além do enfrentamento mais efetivo às discriminações e violências presentes nas interações que ocorrem na USP. Espera-se ainda proporcionar os insumos para a elaboração de políticas institucionais mais adequadas ao enfrentamento das diferentes formas negativas de convivência, agora mensuradas.

Uma realização do USP Mulheres, sob a direção da Professora Titular Eva Blay, com a assessoria da socióloga Wânia Pasinato, da psicóloga Prislaine Krodi dos Santos e da estagiária Laiz Parpinelle Alves – a Pesquisa Interações na USP é coordenada pelo Professor Gustavo Venturi (Depto. Sociologia/FFLCH). O desenvolvimento do questionário contou com a colaboração da Rede Não Cala! de Professoras e Pesquisadoras da USP, de coletivos feministas, negros, LGBT+ e indígenas da USP. A adaptação do questionário ao formato eletrônico e o tratamento da amostra tiveram a consultoria do engenheiro e cientista de dados Eduardo Capocchi. A pesquisa contou ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelo IPTV-USP e também pelo Youtube.

Clique aqui para assistir pelo IPTV-USP

Clique aqui para assistir pelo Youtube

(Obs: Os links funcionarão apenas no dia do evento e durante a transmissão).

Contatos:
Prof. Dr. Gustavo Venturi: gventuri@usp.br

Wânia Pasinato, USP Mulheres, wania.pasinato@alumni.usp.br, (11) 2648-1373

Prislaine Krodi dos Santos, USP Mulheres, prislaine@usp.br, (11) 2648-1374

Laiz Parpinelle Alves (estagiária), USP Mulheres, laiz.alves@usp.br, (11) 2648-1372