Podcast “Nós, Mulheres Negras”

Em agosto deste ano, foi lançado o PodCast “Nós, Mulheres Negras”,  projeto elaborado pela produtora audiovisual, Ester Dias, e pelo prof. da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), Eduardo Vicente.

Idealizado para trazer à tona a perspectiva de mulheres negras sobre suas vidas e histórias, “Nós Mulheres Negras” apresenta uma proposta de entrevista que foca nas experiências pessoais das entrevistadas, sobre quem são, muito antes de suas carreiras e status que alcançaram. Dessa forma, o programa pretende mostrar como essas mulheres se reconheceram e decidiram seus caminhos e lutas. 

“As mulheres negras em especial, quando elas encontram um espaço, é um espaço para falar do que elas fazem, do que elas são hoje, mas de onde elas vieram, eu pouco ouço falar… porque nessa história nasce a sua potência para realizar as coisas que você realiza.”, conta Ester.

Ester, 52 anos, é quem conduz as entrevistas. Em conversa com o USP Mulheres, ela nos contou um pouco de sua história, desde a infância até hoje em dia, e o que a levou a participar de um programa tão rico quanto este. Formada em Moda e Psicodrama, sua vida profissional já se reinventou diversas vezes. De bancária a paisagista, ela já teve inúmeros projetos em sua carreira. Um de seus trabalhos mais incríveis foi a exposição sobre Carolina Maria de Jesus, em 2016, em que ela teve a delicadeza de recriar o Quarto de Despejo. A homenagem ficou exposta no Museu AfroBrasil e foi realizada em uma parceria com o grupo Ilú Obá de Min.

O Nós Mulheres Negras surgiu de uma parceria entre ela e o Profº. Dr. Eduardo Vicente, da ECA-USP, que estuda sobre Podcasts há pelo menos 12 anos e viu uma oportunidade de explorar o campo tratando de um assunto tão abrangente quanto este.

Estudo podcasts desde pelo menos 2006 e fiquei muito atento ao enorme crescimento dos últimos anos, inclusive como espaço de afirmação identitária. Numa pesquisa feita em 2017 conheci muitos podcasts feministas na Espanha, França, Alemanha e depois disso vi que eles começaram a se multiplicar no Brasil. Tenho planejado desde o ano passado fortalecer o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA/USP como um espaço de debate e produção de podcasts de toda a USP e também da sociedade organizada em geral. Mais do que nunca é preciso que a USP mostre que está próxima das lutas e causas sociais. E acho que a ECA pode assumir um papel fundamental nesse processo.

O professor fez questão de afirmar que o papel dele é viabilizar a produção do podcast e com isso ampliar os espaços para a voz de Ester e suas convidadas. “O podcast é dela”, comenta Eduardo.

Da esquerda para direita: Girlei Miranda, Ester Dias, Eduardo Vicente e Fernanda Ross

“Nós, Mulheres Negras” aborda a questão da ancestralidade, da tradição e do autoconhecimento, resgatando a importância da oralidade, desta vez propagada por novas tecnologias como a Internet. A oralidade em si é muito importante na cultura brasileira pois serviu e serve para preservar a cultura africana no Brasil. Para Ester, que desde pequena, costumava ouvir as histórias contadas por sua mãe, tias e avó, e se envolver por elas, as narrativas da própria história revelam a potência e a resistência do povo negro. 

A história do outro reverbera em mim. Me afeta. […] a tradição oral é tudo o que faz o que sou. Quando você fala de você como protagonista, da sua história, você está falando de resistência, está falando de potência , você está falando de caminho. E eu acho muito escassa a memória dos negros em relação a história da pessoa sem ser aquilo que ela falou, disse ou fez. O “Nós, Mulheres Negras” é para essas mulheres contarem sua história além do ativismo, da política. É contar sua origem. 

O programa tem periodicidade quinzenal e o episódio de estreia foi com a rapper Yzalú.

A rapper Yzalú e Ester Dias

Também já estão disponíveis as entrevistas com a percussionista Girlei Miranda, uma das fundadoras do grupo afro feminista Ilú Obá de Min, e com a modelo, atriz, cantora e ativista Fernanda Ross.

O podcast está disponível nas seguintes plataformas:

SoundCloud: https://soundcloud.com/user-384898475

Spotify: https://open.spotify.com/show/1joMJ8VQwfVsNyHwhM4iDt

iTunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/n%C3%B3s-mulheres-negras/id1475532878?l=fr

Stitcher: https://www.stitcher.com/podcast/eduardo-vicente/nos-mulheres-negras

Castbox: https://castbox.fm/channel/id2233549?country=br

Referências:

Oralidade – Cantos e re-encantos: vozes africanas e afro-brasileiras

Exposição “Carolina em Nós” homenageia escritora no Museu Afro Brasil