USP Mulheres na Semana de Recepção aos Ingressantes

Finalmente chegou a semana de recepção de novas alunas e novos alunos da USP!!!
Todos os campi estão festejando a chegada de estudantes vindos de diversos lugares e que ocuparão mais de 11 mil vagas abertas no último vestibular.

O Escritório USP Mulheres também está participando desta festa e foi dar boas-vindas para ingressantes da ESALQ e da Poli-USP na segunda-feira, 18 de fevereiro.

Durante a manhã, a psicóloga Prislaine Krodi e o cientista de dados Eduardo Capocchi, colaborador do escritório, apresentaram a palestra “Avanços e obstáculos para as mulheres nas Universidades: o caso da USP” para ingressantes e seus familiares na ESALQ.

A conversa se concentrou sobre os dados da Pesquisa Interações na USP e a atuação do USP Mulheres no enfrentamento à violência e promoção da igualdade de gênero. Mas o momento também foi de acolhida e de reflexão sobre a universidade que queremos, como disse Krodi às alunas e aos alunos:

“Para falar com vocês hoje, fiquei pensando o que eu gostaria de ouvir no meu primeiro dia enquanto aluna na Universidade. Não foi fácil pensar nessa resposta. Depois da nossa conversa, penso que encontrei uma resposta para a pergunta que fiz lá no início da minha fala. Eu gostaria que a Universidade de São Paulo seja para vocês o que ela foi para mim: a ampliação dos horizontes, inclusive dos horizontes de vida, e das perspectivas do olhar, da capacidade de se colocar no lugar do outro. Por isso, tratem e recebam os outros do mesmo modo que vocês gostariam de ser tratados e recebidos”

Novos estudantes e seus familiares foram recepcionados no Salão Nobre da ESALQ nesta segunda-feira, 18 de fevereiro

No período da tarde, mais de 800 estudantes da Poli-USP foram recepcionados com uma aula magna no auditório do Centro de Difusão Internacional. A aula inaugural foi dada pela Secretária de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, que destacou a importância da engenharia para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo e de todo o país.

Em seguida, a professora emérita da FFLCH e coordenadora do Escritório USP Mulheres, Eva Alterman Blay, deu boas-vindas aos estudantes. Em sua palestra, a professora ressaltou o respeito à diversidade como a premissa mais importante nestes primeiros dias de aula e em toda a vida acadêmica, e apontou para as contribuições do feminismo ao desestruturar o patriarcado e mudar as relações autoritárias entre homens e mulheres.

Professora Eva Alterman Blay palestrou para ingressantes da Poli-USP no auditório do CDI

Nós acreditamos que a vida acadêmica é um daqueles momentos únicos, uma conquista resultante de  um grande desafio que transformará nossas vidas. Para que esses anos na universidade sejam ótimos, preparamos algumas dicas de segurança, para que você possa aproveitar tudo! Todas as dicas estão em imagens como esta abaixo:

Para ver todas as imagens dessa campanha de recepção, clique aqui e acesse nosso álbum do Facebook.

(Artes: Giuliana Fuganti / USP Mulheres)