Esclarecimento do Escritório USP Mulheres

Ontem à noite, dia 06/04/2022, tomamos conhecimento de que está circulando em redes sociais e aplicativos de mensagens um comunicado utilizando o nome e e-mail do Escritório USP Mulheres alertando sobre um suposto assediador na USP.

Esclarecemos que tal comunicado não foi enviado pelo Escritório USP Mulheres, que essa situação não chegou ao nosso conhecimento e que o Escritório USP Mulheres não encaminha mensagens dessa natureza.

Reforçamos que os canais oficiais de comunicação do Escritório USP Mulheres são:

Facebook: facebook.com/uspmulheres
E-mail: uspmulheres@usp.br
Site: uspmulheres.usp.br

Em relação às ocorrências nos campi, indicamos o registro junto à Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU) que pode ser acionada por telefone (11) 3091-3222 ou pelo aplicativo Campus USP no celular.

O aplicativo está disponível para a comunidade USP de forma gratuita e, além de registrar ocorrências, é possível acionar imediatamente a Guarda Universitária ou colocar seu celular em estado de alerta pelo tempo que considerar necessário. Nesse modo, ao chacoalhar o celular dentro do campus, a Guarda é acionada imediatamente e vai ao local onde você está. O aplicativo funciona em todos os campi da USP e possui um campo específico para registrar ocorrências de violência contra mulheres. Mais informações sobre o funcionamento do app:  http://www.puspsc.usp.br/aplicativo-campus-usp/

Em relação às situações de violência, humilhação ou discriminação ocorridas no âmbito da USP, para que a Universidade averigue e tome as medidas administrativas cabíveis, é preciso formalizar uma denúncia por escrito diretamente à direção da unidade do aluno/funcionário/docente que cometeu a violação de direitos. Outras possibilidades de formalização de denúncias são as ouvidorias locais ou a Ouvidoria Geral da USP. Nas unidades, há Comissões de Direitos Humanos locais que podem acolher as pessoas que sofreram violações de direitos e orientar quanto aos procedimentos específicos.

Por fim, reforçamos que o Escritório USP Mulheres tem como finalidade propor e implementar iniciativas e projetos voltados à igualdade de gênero no âmbito da Universidade de São Paulo. Para isso, o Escritório é responsável pela coordenação do relacionamento entre a Administração da Universidade e a comunidade de docentes, discentes, servidores técnicos e administrativos e público em geral que frequenta os campi da USP. Em nosso site, estão disponíveis informações sobre as áreas de atuação do Escritório, projetos, iniciativas, recursos da rede de atendimento para mulheres em situação de violência e materiais informativos, como uma cartilha sobre violência de gênero na USP: