Exposição “Mulheres em Destaque nas Placas de Rua de Itu”

No dia 05 de março, às 10h, o Museu Republicano abrirá a exposição MULHERES EM DESTAQUE NAS PLACAS DE RUA DE ITU.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, nesta exposição, damos a conhecer traços das vidas de mulheres que foram celebradas nas placas de vias públicas da cidade. Eram lavadeiras, policiais, parteiras, religiosas, professoras, jornalistas, comerciantes, costureiras, administradoras, donas de casa, filhas, mulheres, mães que atuaram em Itu e representam tantas outras mulheres, cujos nomes batizam mais de uma centena de logradouros distribuídos pelos bairros centrais e periféricos da cidade. São pessoas que deixaram legados, saudades e que enchem de orgulho seus habitantes.

A partir das pesquisas realizadas nas plantas da cidade de Itu, observou-se que uma pequena proporção de ruas tem o nome de mulheres enquanto parte significativa das vias homenageia homens. E essa é uma situação semelhante em outras localidades do Brasil e em grandes cidades do mundo. Como explicar tamanho desequilíbrio?

A desigualdade dos nomes espelha as desigualdades que historicamente marcaram as relações humanas. Até hoje, em nosso país, é pequena a participação feminina na esfera política e, em geral, os salários pagos às mulheres são mais baixos do que os recebidos pela população masculina. Tal disparidade se reflete na menor quantidade de ruas, avenidas e praças das cidades batizadas com nomes femininos.  

O visitante poderá inserir novas informações sobre uma das homenageadas nas placas de rua e incluir novos nomes de ruas de mulheres que não constam na exposição, registrando-as e adicionando as informações em uma urna disponível na própria exposição.

SERVIÇO

Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP.

Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

Visitação – gratuita – de terça a domingo, das 10h às 17h.

Agendamento para visita: 11 40230240, menu 3, Serviço Educativo.

e-mail: edu.mrci@usp.br