Movimentos feministas e de mulheres e seus impactos na sociedade são tema do quarto seminário da Rede WREN

A Australia-Brazil Women’s Research Engineers Network (WREN) e o Escritório USP Mulheres, como parceiro e promotor da  rede WREN, convidam alunas e alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadoras, pesquisadores e docentes de Engenharia para o quarto seminário:

FEMINISMS

Why engineers (and everyone) should care?

Segunda-feira, 27 de setembro de 2021, das 19h às 20:30h (UTC -3)

A luta pela equidade de gênero e a conquista de direitos das mulheres está presente em todo o globo e tem atravessado séculos. A cada dia é preciso lembrar à sociedade que os direitos das mulheres são direitos humanos. Países como Brasil e Austrália estão inseridos em contextos históricos, econômicos e culturais distintos, no entanto, são permeados por questões semelhantes em relação à desigualdade estrutural de gênero. Mas quais seriam as diferenças e similaridades nos impasses enfrentados pelas mulheres nesses dois países?

A Women’s Research Engineers Network (WREN) apresenta em setembro seu quarto seminário, trazendo as perspectivas australiana e brasileira dos movimentos feministas e de mulheres e seus impactos na sociedade. As lutas feministas estimularam reivindicações por direitos sociais igualitários para as mulheres e também para as populações negra, indígena, migrante, LGBTQIA+ e de outros grupos sociais marginalizados.

Para prestigiar o seminário e a constituição da rede WREN, a mesa de abertura contará com as ilustres presenças da Reitora da Universidade de Wollongong, Professor Patricia M. Davidson, e o Reitor da Universidade de São Paulo, Professor Vahan Agopyan.

Esse evento será realizado em inglês pela plataforma Zoom.

Os seminários da WREN serão online, gratuitos e abertos para todas e todos!

Participe!

Opening Remarks

Professor Patricia M. Davidson
Vice-Chancellor
University of Wollongong, Australia
Professor Vahan Agopyan
President
University of São Paulo, Brazil
Dr Quah Ee Ling
Senior Lecturer in Sociology
UOW Feminist Research Network
University of Wollongong, Australia

Topic: Fire dragon feminist superpowers of a queer, ethnic minority, migrant woman working in Australia.
Professor Eva Alterman Blay
Emeritus Professor  – Faculty of Philosophy, Languages & Human Sciences
University of São Paulo, Brazil

Topic: Feminisms in Brazil – The War Against Gender

Sobre a WREN

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de colaboração internacional de ensino e o acesso a financiamentos de pesquisa, além de compartilhar experiências e tecnologias entre Brasil e Austrália, a Women’s Research Engineers Network (WREN), rede de pesquisadoras em Engenharia no Brasil e na Austrália, está sendo construída.

A iniciativa é liderada pela Universidade de Wollongong (UOW, Austrália) e pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP, Brasil) e conta com o apoio e a colaboração do Escritório USP Mulheres. Ambas as universidades participam da University Global Partnership Network (UGPN), rede acadêmica que se propõe a criar uma base para a colaboração internacional, permitindo que membros de algumas das melhores universidades do mundo trabalhem juntos em questões de importância global.

A estruturação da WREN visa a mitigar as desigualdades de gênero existentes na área de Engenharia e a assegurar a representação das mulheres nas respostas à pandemia, em consonância com as recomendações da ONU sobre as mulheres e meninas no centro dos esforços de recuperação da Covid-19.

Com o suporte da Commonwealth por meio do Council on Australia Latin America Relations (COALAR), Departamento de Relações Exteriores e Comércio, o projeto busca fortalecer as relações entre Austrália e América Latina por meio de tecnologias digitais, contribuindo para a recuperação econômica pós-Covid. A Austrália e o Brasil consideraram o investimento em infraestrutura como um aspecto central na reconstrução de suas economias.

Entre maio e setembro de 2021, serão realizados seminários mensais com o intuito de fomentar o intercâmbio entre as pesquisadoras de Engenharia em relação às suas experiências profissionais, aspectos culturais e discussões sobre as barreiras e estratégias para promoção da igualdade de gênero na academia, considerando outros marcadores interseccionais. Uma plataforma online será lançada para conectar as mulheres pesquisadoras na engenharia e dar visibilidade às possibilidades de colaborações, parcerias e intercâmbios profissionais. Ao final do projeto, um relatório com boas práticas para a promoção da igualdade de gênero será elaborado e apresentado aos órgãos internos das universidades envolvidas buscando apoio para sua implementação.

Texto: Michele Prado do Amaral, Prislaine Krodi dos Santos e Thalita Helena Diniz de Morais

Revisão e divulgação: Elaine Castilho dos Santos e Luana Siqueira

Redes sociais: Luana Siqueira, Graziella Basti e Sophia Ferreira