Semana de Recepção Ingressantes 2021

E depois de muita espera, a Semana de Recepção de ingressantes USP 2021 chegou!

“Bem-vindas e bem-vindos à USP. Uma universidade em mudança, que respeita direitos e reconhece a diversidade. Viva essa aventura”. Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda

Para dar as boas-vindas às novas e aos novos ingressantes e divulgar os trabalhos que vêm sendo elaborados e desenvolvidos na USP voltados à promoção da igualdade de gênero, o Escritório USP Mulheres preparou seis postagens que serão lançadas durante a Semana de Recepção em seu Instagram.

As peças contam com um cartão de boas-vindas, uma breve apresentação das áreas que o compõem, e um convite a todas e todos para conhecerem mais sobre sua atuação e sua presença na Universidade.

E, ao final, o material faz um chamado para que as e os ingressantes vivam a Universidade e a diversidade, experienciando e celebrando as diferentes oportunidades e vivências nesta fase tão especial da vida de cada um.

A USP transforma VOCÊ transforma a USP

Em todos os anos, ao início do semestre letivo, a primeira semana de aulas é dedicada à integração das novas alunas e alunos na comunidade acadêmica. Para isso, são organizados materiais e atividades pelas unidades de cada curso, escritórios e também pela Pró-Reitoria de Graduação, com o objetivo de promover a difusão dos valores e cultura da USP na Semana de Recepção.

Entre os dias 12 e 16 de abril, estão sendo recepcionados 8.242 estudantes aprovados pelo vestibular da Fuvest e 2.905 através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem). Em meio à pandemia da Covid-19, as atividades de recepção, antes presenciais, foram substituídas por encontros virtuais e disponibilização de materiais nas redes sociais. Além das atividades programadas, as e os ingressantes podem ter acesso a mais informações sobre oportunidades, serviços e atividades oferecidos pela Universidade no Manual do Calouro

E trote, pode? Não pode!

Importante lembrar que na USP o trote é proibido desde 1999 (Portaria GR n° 3154 de 27/04/1999).

Ingressantes que se sentirem em situação de constrangimento e/ou violência nas atividades de recepção, interna ou externamente à USP, podem recorrer aos canais de atendimento do Disque Trote, pelo número 0800-012-1090 e pelo e-mail disquetrote@usp.br.

A Comissão de Direitos Humanos de cada unidade também poderá ser acionada.

Sobre o USP Mulheres

Criado em 2016, com o objetivo de propor e implementar iniciativas e projetos voltados à igualdade de gênero e ao enfrentamento de situações de discriminação e violência de gênero contra as mulheres na Universidade de São Paulo, o Escritório articula a parceria com a ONU Mulheres no projeto-piloto Impacto 10x10x10, que mobiliza empresas, governos e universidades no âmbito do movimento ElesPorElas (HeForShe, em inglês) para impulsionar relações de igualdade de gênero.

O Escritório USP Mulheres reconhece a entrada na vida acadêmica como um marco fundamental que, desde o momento de integração, tem o potencial de transformar a vida de todas e todos.  A integração das novas alunas e alunos é um processo importante nessa trajetória que vai além da Semana de Recepção.

Durante essa jornada, esperamos que a USP possa transformar você e você possa transformar a USP.

Viva a Universidade. Viva a Diversidade.

Créditos: texto para o site: Lalesca Pinheiro Pires e Prislaine Krodi dos Santos / texto para o material de recepção: equipe do Escritório USP Mulheres / arte e legendas para o Instagram: Gabriela Maria Marques e Maria Natália Dias Calixto / foto: Marcos Santos USP Imagens / edição, revisão final e divulgação: Elaine Castilho dos Santos.