Alianças pela igualdade

Marcando o quinto aniversário do movimento #HeForShe, mais de 30 líderes globais divulgaram hoje o Relatório Anual do Projeto Impacto 10x10x10. Chefes de Estado, CEOs globais e líderes acadêmicos de 10 governos, 10 empresas e 10 universidades estão trabalhando para demonstrar que um progresso significativo para a igualdade de gênero pode ser alcançado.

O movimento #HeForShe convida pessoas de todo o mundo a permanecerem juntas para criar uma visão compartilhada de um mundo com igualdade de gênero e implementar soluções específicas e localmente relevantes para o bem de toda a humanidade. Criado em em 2014 pela Onu Mulheres, o movimento #HeForShe luta pela igualdade de gênero e fornece uma abordagem sistemática e uma plataforma direcionada, onde toda a sociedade, especialmente homens e garotos, podem se envolver e se tornar agentes de mudança na conquista da igualdade de gênero. 

A subsecretária-geral da ONU e diretora executiva da ONU Mulheres,Phumzile Mlambo-Ngcuka, destaca a importância do engajamento e compromisso dos homens com poder e privilégio em uma agenda de transformações sociais que podem impulsionar avanços significativos para a igualdade de gênero. 

“Esperamos que as histórias humanas e as soluções fornecidas neste relatório ofereçam aos outros um roteiro para o progresso”

Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres

Neste ano, o relatório reuniu histórias inspiradoras para demonstrar como indivíduos e comunidades em todo o mundo estão promovendo a igualdade de gênero na sociedade, no local de trabalho, em casa e com a próxima geração.

A USP é a única universidade da América Latina a integrar o Projeto Impacto e neste ano, contribuímos com o relatório contando a história do Mergulho na Ciência, coordenado pela professora e pesquisadora no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Profa. Dra. Camila Negrão Signori.

O projeto promove um evento gratuito, voltado para alunas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas e tem como objetivo o incentivo da participação de meninas no estudo das Ciências. A equipe que organiza o evento é composta por professoras e funcionárias da Universidade de São Paulo e alunas da graduação da USP e de outras universidades, selecionadas para monitoria.

A principal motivação deste evento é mostrar o papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, abrindo os horizontes dessas meninas e humanizando a figura de uma cientista. Busca ainda incentivar a valorização e o reconhecimento do papel de educadores e cientistas para o desenvolvimento de um país.

“Projetos como esses inspiram meninas através dos exemplos diários, mostrando o espaço que as mulheres podem ocupar na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Um programa de mulheres cientistas para garotas que sonham.”

Profa. Dra. Camila Negrão Signori

Visita do reitor Vahan Agopyan ao Instituto Oceanográfico no evento Despertando para a Ciência com o Projeto Mergulho na Ciência . Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Conheça esta e outras histórias baixando o Relatório Impacto 2019, clicando aqui.

Para acessar os relatórios de anos anteriores, acesse Relatórios #HeForShe