Caso ainda não seja assinante da newsletter do USP Mulheres, clique aqui para assinar.
Iniciativa pioneira reduz a vulnerabilidade de mães e pais pesquisadores da USP durante a pandemia
O Programa Mãe e Pai Pesquisadores, criado pelo Escritório USP Mulheres e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, já contemplou 14 mães e 1 pai pesquisadores da pós-graduação. Leia mais…
Maria da Penha é indicada para receber o título de Doutora Honoris Causa pela USP
Escritório USP Mulheres apoia a campanha lançada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas pela concessão do título à ex-aluna da Unidade, por suas contribuições à sociedade Leia mais…
Escritório USP Mulheres tem nova coordenadora
Professora Adriana Alves, do Instituto de Geociências, assumiu como coordenadora do Escritório USP Mulheres no último dia 6. Leia mais…
Gênero & Universidade na Imprensa
5.out
Ermelinda Queiroz é homenageada com estátua no campus da USP em Piracicaba (Jornal da USP)Empreendedora, esposa de Luiz de Queiroz vivenciou o sonho de transformar a fazenda do casal em escola agrícola; obra foi inaugurada na 64ª Semana Luiz de Queiroz.
6.out
Conteúdos disponíveis em canais da USP orientam sobre a prevenção ao câncer de mama (Jornal da USP)No mês de conscientização sobre o câncer que mais atinge as mulheres, vídeos, podcasts e textos de pesquisadores da USP ajudam a informar sobre prevenção e tratamento da doença.
19.out
“Em uma sociedade machista, não existe nude 100% seguro”, diz antropóloga (UOL)É sobre essa ambiguidade, a linha tênue que envolve a produção e o compartilhamento de nudes, que a antropóloga Beatriz Accioly, mestre e doutora em Antropologia Social pela USP, escreve no livro “Caiu na Net: Nudes e Exposição de Mulheres na Internet”, que acaba de ser lançado pela editora Telha.
22.out
A guerra contra o gênero (Jornal da USP) No texto que apresentou no 4º Seminário da Australia-Brazil Women’s Research Engineers Netwok, em 27/9/2021, a professora Eva Alterman Blay, ex-coordenadora do Escritório USP Mulheres, faz uma retrospectiva da situação das mulheres no país.
25.out
Campanha incentiva mãe a pôr nome de filho no currículo: ‘Filho é potência’ (UOL) Em 2018, as amigas Camila Antunes, de 38 anos, e Michele Levy, de 36 anos, se uniram para criar a consultoria Filhos no Currículo, que ajuda empresas a se tornarem lugares mais acolhedores para mulheres que, como elas, precisam se desdobrar para dar conta das inúmeras demandas da maternidade e da carreira.
Professora da USP é homenageada na Espanha por sua contribuição às ciências da comunicação (Jornal da USP) No dia 22 de outubro, a professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e pró-reitora adjunta no exercício da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, Margarida Maria Krohling Kunsch, recebeu a Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, em uma homenagem pela sua trajetória acadêmica e pelas contribuições no campo das ciências da comunicação para o espaço lusófono e ibero-americano.
Mulheres na ciência é tema de nova exposição em São Paulo (CNN Brasil) A mostra, chamada “Mulheres na Ciência”, vai contar a história de mulheres de diferentes épocas que atuaram de maneira decisiva para o desenvolvimento da ciência. Entre elas, está a brasileira Jaqueline Goes de Jesus, biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT-USP). Ela coordenou a equipe que sequenciou o genoma da segunda geração de coronavírus, o SARS-CoV-2.
Caso ainda não seja assinante da newsletter do USP Mulheres, clique aqui para assinar.