Nota de solidariedade à pesquisadora Carolina Soares Nunes Pereira

Em nome do Escritório USP Mulheres da Universidade de São Paulo, registro nossa solidariedade à pesquisadora Carolina Soares Nunes Pereira, que recebeu ofensas e agressões em mídias virtuais, inclusive de integrantes do Governo Federal.

Carolina Soares é bacharel em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), desenvolvendo pesquisa na área de segurança pública, com ênfase no direito da mulher e na Lei Maria da Penha. Na última quinta-feira, dia 27 de janeiro, ela concedeu entrevista a um noticiário de televisão e, na sequência, sua imagem foi alvo de comentários desrespeitosos nas redes sociais por membros da administração federal, evidenciando o duplo ataque de misoginia e racismo explícitos e levando a mais agressões dessa natureza.

Por ser mulher e negra, a pesquisadora e nossa aluna sofreu as violações de direitos humanos mais persistentes da atualidade, tendo sua posição de agente do conhecimento questionada e sua dignidade e segurança ameaçadas. Casos como este reforçam a urgência de instituir políticas públicas voltadas à erradicação da violência e de todos os tipos de discriminação. Reafirmamos o compromisso do Escritório USP Mulheres para que agressões, ofensas e discriminações não sejam toleradas e que uma cultura mais igualitária e respeitosa para as mulheres se institua, dentro e fora da Universidade.

Profa. Adriana Alves
Coordenadora do Escritório USP Mulheres