Boletim USP Mulheres – Edição N.º 4 – Janeiro de 2022

Caso ainda não seja assinante da newsletter do USP Mulheres, clique aqui para assinar.


Coordenadora do USP Mulheres é a nova vice-reitora da USP

Maria Arminda do Nascimento Arruda esteve à frente do Escritório USP Mulheres nos últimos dois anos. Sua sucessora é a professora Adriana Alves, do Instituto de Geociências. Leia mais…


Nota de pesar: professor Gustavo Venturi

O Escritório USP Mulheres manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor Gustavo Venturi, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ocorrido no dia 12 de janeiro de 2022. Leia mais…


Gênero & Universidade na Imprensa

10.jan

Enem: contribuição de mulheres em ciências da saúde é tema da redação (Metropoles)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado no domingo 9/1 em segunda edição, para candidatos que perderam a prova por “motivo justificado” e pessoas privadas de liberdade. A redação da reaplicação do Enem teve como tema “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”, informou a organização da prova.

Mulheres negras e o duplo preconceito na política (DW)

Com novas regras eleitorais em 2022, espera-se que a participação delas no Congresso aumente. As poucas que superaram falta de recursos e outros obstáculos e já conseguiram chegar lá relatam preconceito e ataques.

11.jan

Estudante de Medicina da USP descobre mais de 25 asteroides nunca descritos (Jornal da USP)

Verena conquistou vaga em Medicina na USP em Ribeirão Preto enquanto caçava asteroides durante a pandemia; premiação pela descoberta aconteceu em dezembro de 2021.

8 mulheres que contribuíram para as ciências da saúde no Brasil (Revista Galileu)

Reconhecimento do trabalho das cientistas no país foi tema da redação na reaplicação do Enem 2021, realizado por mais de 340 mil candidatos.

13.jan 

Procuram-se bebês: USP recruta participantes para estudo sobre os primeiros três anos de vida (Jornal da USP)

Cientistas estão recrutando 500 bebês, de até 3 meses, para estudo que vai analisar diversos fatores que influenciam no desenvolvimento cognitivo humano nos primeiros mil dias de vida.

As vivências de uma antropóloga negra em concursos para lecionar em universidades públicas (Jornal da USP)

Em artigo na “Revista de Antropologia”, a pesquisadora Alexandra Alencar fala das batalhas do dia a dia na busca por circunstâncias favoráveis e saudáveis em um sistema que continua estruturado no racismo e no sexismo.

14.jan

Relatores da ONU denunciam violência contra candidatas negras no Brasil (UOL)

Em uma carta confidencial enviada ao governo brasileiro, relatores e organismos da ONU denunciam a violência política contra deputadas, vereadoras e candidatas negras no Brasil. Segundo o documento, existe um esforço para tentar impedir que representantes de alguns grupos, incluindo mulheres afro-brasileiras, tenham acesso a cargos representativos e de tomada de decisão.

17.jan

Instituto da USP guarda parte da história de Aracy de Carvalho (Jornal da USP)

Brasileira que ajudou judeus durante a Segunda Guerra Mundial inspirou produção televisiva; acervo da USP fez parte da pesquisa que inspirou série de TV.

19.jan 

Assédio na USP (Jornal do Campus)

Chaves entre os dedos, passos rápidos e ansiosos, olhos sempre atentos ao seu redor. Essa poderia ser apenas uma descrição fictícia de uma cena de filme, mas é o dia a dia de muitas num lugar onde a violência contra mulheres é corriqueira. O assédio e violência de gênero é algo presente na vida das mulheres brasileiras, e essa realidade não fica restrita para fora dos muros da Universidade de São Paulo (USP). 

Inca participa de programa de incentivo ao empoderamento feminino (Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) vai integrar a iniciativa internacional “Mulheres na Ciência”. Em parceria com as universidades de São Paulo e de Birmingham, na Inglaterra, o Inca, que é vinculado ao Ministério da Saúde, vai desenvolver, ao longo deste ano, políticas e práticas para aumentar a atuação das mulheres em espaços como instituições de pesquisa, tecnologia e ciência.

20.jan

Feminismo: o papel do audiovisual na luta contra o assédio (Nexo)

Esta dissertação de mestrado, elaborada por Janaínna de Oliveira Serra, na USP (Universidade de São Paulo), comparou vídeos publicados no YouTube – antes e depois da promulgação da Lei nº 13.718, que criminaliza a importunação sexual –, para compreender o impacto sociológico desses materiais na interpretação de assédio sexual a partir da perspectiva das mulheres.

2ª Chamada do Programa Garotas STEM: Formando futuras cientistas (British Council)

O programa Mulheres na Ciência do British Council lança a segunda Chamada Garotas STEM em parceria com a Fundação Carlos Chagas para oferecer apoio financeiro e técnico a projetos já desenvolvidos, há pelo menos dois anos, em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais que tenham como objetivo a inclusão de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação. 

21.jan

Elza Soares morre aos 91 anos (G1)

Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o comunicado enviado pela assessoria da cantora.

SBPC divulga vencedoras do 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” (SBPC)

Beatriz Leonor Silveira Barbuy, Gulnar Azevedo e Silva e Nilma Lino Gomes são as agraciadas desta edição. A cerimônia virtual de entrega será no dia 11 de fevereiro, no “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

28.jan

Partos prematuros chegam a 63% em mães que tiveram Covid-19 na gestação, diz pesquisa do Hospital das Clínicas de SP (G1)

Pesquisadores analisaram 71 bebês de mães que estavam com Covid-19 na hora do parto ou que testaram positivo até 14 dias antes do parto entre março de 2020 a março de 2021. Metade desses recém-nascidos precisou de algum suporte respiratório logo após o nascimento, dois morreram e dois testaram positivo.

31.jan

Mulheres têm o dobro da dificuldade no primeiro dia de abstinência ao tentar largar o cigarro (Jornal da USP)

Artigo publicado no periódico científico Addictive Behaviors por pesquisadores da USP, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Faculdade de Medicina do ABC, da Columbia University e da University of Pennsylvania analisou dados de 12 países de baixa e média renda e concluiu que as mulheres têm 2,1 vezes mais chances de fazerem parte do grupo de pessoas que tentam parar de fumar e desistem já no primeiro dia.

Caso ainda não seja assinante da newsletter do USP Mulheres, clique aqui para assinar.